domingo, 26 de maio de 2013

XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba



O Instituto de Estudos Valeparaibanos e o Jornal O Lince, contando com uma ativa equipe de voluntários, realizam, em 2013, a 27ª edição do Simpósio de História do Vale do Paraíba, tendo a cidade de Aparecida como sede e as relações entre a Literatura e a História como tema.

Durante uma semana, pesquisadores, escritores, professores, estudantes e interessados no assunto terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos históricos, debater atuais e agudas questões envolvendo história e literatura, e assistir a apresentações artístico-culturais.

Entre os dias 22 e 27 de julho, nos períodos da manhã e da tarde, acontecerão 14 conferências, 15 mesas de debates e 30 comunicações acadêmicas envolvendo mais de 100 profissionais da pesquisa, desde o iniciante universitário até o experiente pesquisador e escritor.

As conferências de abertura e de encerramento acontecerão nos dias 22 e 27 de julho, respectivamente, enquanto as demais conferências foram concentradas nos dia 23, 24 e 25. As comunicações e as mesas de debates acontecerão nos dias 26 e 27.

As mesas de debates e as comunicações foram organizadas em cinco eixos que orientaram a definição dos temas. São três mesas e seis comunicações por eixo.

O simposista, diante da programação, escolherá o eixo que definirá a sala que freqüentará nos dias 26 e 27 de julho. O limite de vagas para cada sala é de 40 participantes. Uma vez preenchidas as vagas, o sistema automaticamente bloqueará novas inscrições, devendo o simposista escolher um eixo que apresente disponibilidade de vagas.

À noite, a partir das 19h.30min., de 23 a 25 de julho, o Umuarama Clube de Aparecida se transformará em palco para apresentações culturais de teatro, música e literatura.
Sete exposições incluindo pintura, fotografia, documentos e filatelia estarão montadas durante a semana do simpósio.

Seja bem-vindo!

Aparecida, maio de 2013.


Prof. Alexandre Marcos Lourenço Barbosa
Editor do Jornal O Lince e
Presidente do XXVII Simpósio de História
do Instituto de Estudos Valeparaibanos



Nenhum comentário:

Postar um comentário