terça-feira, 30 de abril de 2013

5ª Ação Pré-Simpósio do Instituto de Estudos Valeparaibanos


Restaurada e preservada pelos proprietários, a Fazenda São Francisco, em São José do Barreiro, é a única atualmente existente no Vale do Paraíba construída durante o período colonial brasileiro. 
No dia 25 de maio, Eliana e Walton Ferreira Leite, os proprietários da fazenda bicentenária, receberão um grupo de 50 pessoas para uma visita monitorada em suas dependências. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e estarão abertas em breve.





Ana Lygia dos Santos será a palestrante do dia e falará sobre a obra de Alves Motta Sobrinho, o autor de “A Civilização do Café”, livro que o notabilizou.
Um almoço na casa principal, entre mobiliário, prataria e louças franceses, será oferecido aos participantes que, por adesão, estiverem presentes.
Após a palestra, especialistas conduzirão os visitantes pelos espaços históricos e de lazer da fazenda.
Uma homenagem será prestada a Dona Marly Freire Ayrosa. Professora aposentada, que desde o falecimento do seu irmão, Josias de Marins Freire, que era mais conhecido como "Tio Dego Marins", em 2006, cuida do memorial, localizado na casa onde o artista mantinha seu escritório. O acervo contém livros, fotografias, objetos e documentos dessa personalidade que foi um político e seresteiro de São José do Barreiro, tendo inclusive construído uma praça chamada "Praça da Seresta".

Fonte: Jornal O Lince
Colaboração: Andréia Marcondes

Nenhum comentário:

Postar um comentário