terça-feira, 30 de abril de 2013

4ª Ação Pré-Simpósio do Instituto de Estudos Valeparaibanos


"História e Literatura : Crônicas na imprensa periódica"

Data: 09 de maio de 2013 (quinta)
Horário: 19h as 21h
Local: Rua Visconde do Rio Branco n. 22 - centro - Taubaté - SP
Auditório Faculdade Ciências Sociais e Letras - Taubaté

EVENTO REALIZADO PELO INSTITUTO DE ESTUDOS VALEPARAIBANOS E JORNAL O LINCE.

Neste evento receberemos a exposição itinerante "Grandes Escritores do Vale".
Também será feito uma Homenagem ao Prof.Nelson Pesciotta.

Mesa Redonda formada por :

. Prof.Dr. André Campos - Mestre e Doutor em Teoria Literária pela UNICAMP e USP
. Prof.Dr. Robson Bastos - Depto. de Comunicação Social - UNITAU
. Profa. Dra. Eliane Freire - Depto. de Comunicação Sociall - UNITAU
Mediador : Prof.Dr. Mauro Castilho Gonçalves - Coordenador CDPH/UNITAU, membro IEV

Inscrições gratuitas pelo email: simposio@valedoparaiba.com
Assunto: Pré Simpósio Taubaté
Enviar : Nome, email,endereço,telefone, instituição no qual faz parte.

Prof. Nelson Pesciotta - Foto: Jeff Martins

Prof. Nelson Pesciotta, é natural de Campinas, onde nasceu a 3 de novembro de 1923.. Seus pais, Generoso e Hermínia, moravam em Pindamonangaba, onde viveu infância e juventude..Reside em Lorena desde 1953, atualmente na Rua Presidente Roosevelt, 98, ap. 202, CEP 12606-290.
De família operária, fez os cursos primário (no Externato de S. José) e ginasial em Pindamonhangaba (no Ginásio Municipal), o curso normal em Taubaté e o curso superior de filosofia em Campinas, na primeira turma da PUCAMP - 1945. É também bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Taubaté – 1967.
No seu meio século de magistério foi orientador educacional, professor de sociologia, diretor de escola, supervisor de ensino, além de lecionar no ensino superior em Taubaté, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro. Como supervisor de ensino atuou no antigo ensino secundário e normal em todas as cidades do Vale do Paraíba, tendo se aposentado quando trabalhava, em 1981, na Delegacia de Ensino de Pindamonhangaba.
Com Rômulo Campos D’Arace fundou, em Pindamonhangaba, o jornal “Sete Dias” (1947) e o Rotary Club (1950) .
Participou do grupo fundador da Unitau, em 1976, da qual foi titular da cadeira de Sociologia e Pró-reitor de Graduação. No ensino secundário foi um dos fundadores da UDEMO. No ensino superior lecionou Sociologia da Administração, Sociologia da Educação e disciplinas pedagógicas.
Tem registros profissionais de jornalista e de sociólogo. Atua no movimento ambientalista da região, já tendo ocupado, em tal condição, a vice-presidência do Comitê de Bacias do Rio Paraíba do Sul.
Foi um dos fundadores da Sociedade dos Amigos da Cultura de Lorena. Presidiu por mais de 20 anos o Instituto de Estudos Valeparaibanos, sediado em Lorena, e escreve semanalmente uma coluna para o jornal Guaypacaré, da mesma cidade..
Foi vereador de 1959 a 1968, tendo por duas vezes presidido a Câmara Municipal de Lorena. Leva seu nome o Colégio Técnico da USP (antiga Faenquil) de Lorena É vice- presidente e um dos fundadores da Academia de Letras de Lorena, membro correspondente da Academia de Letras de Campos do Jordão e membro honorário da Academia Pindamonhangabense de Letras. É coordenador do Ponto de Cultura – NEPA (Núcleo de Educação Patrimonial e Ambiental) do IEV, Lorena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário