sábado, 23 de outubro de 2010

Visita as Cidades de Bananal, São José do Barreiro e Areias

No dia 17 de outubro de 2010. Os alunos dos cursos de História e Geografia da UNISAL – Lorena, visitaram as cidades de Bananal, São José do Barreiro e Areias.
Foram acompanhados pelo Professores Antonio Tadeu de Miranda Alves e Diego Amaro de Almeida e pelas Fotógrafas Jenyfer Ramos e Andréia Marcondes.


Em Bananal, estivemos em duas belas propriedades, a Fazenda Resgate antiga produtora de Café, que em outrora pertenceu a Manuel de Aguiar Valim. E a Fazenda Boa Vista que foi de propriedade do Comendador Luciano José de Almeida, sogro de Manuel Aguiar Valim.
Hoje a Fazenda Resgate pertence ao ilustre Comandante Braga, que mantêm a Fazenda Restaurada e aberta para visitantes. A Fazenda Boa Vista se tronou cenário de muitas novelas e hoje é um belíssimo hotel fazenda, mas mantém a beleza do áureo período do café.
Em São José do Barreiro a unidade visitada foi a Fazenda Pau d´alho, esta foi a primeira fazenda do Vale do Paraíba Paulista a ser construída elusivamente para o plantio do Café, não tendo que passar por alterações como outra unidades que antes produziam açúcar ou outro tipo de cultura. E uma das poucas a manter a estrutura original. Um belíssimo exemplar que também está aberto a visitação.



A visita terminou em Areias onde conhecemos seu centro histórico, e sua Igreja Matriz.


Para saber mais sobre o Vale acesse: http://www.valedoparaiba.com/
Fotos: Jenyfer Ramos e Andréia Marcondes

Um comentário:

  1. Olá, prof. Diego, prazer em conhecê-lo. Fui à uma "expedição" visitando 5 cidades do Vale Histórico em Junho/10, com a Sônia Gabriel, a Rita Elisa Seda, professoras e alunos da Sônia, entre eles, minha filha. Fiquei tão encantada que produzi uma obra baseada nesta "expedição" e já estou terminando a 2a obra, a pedido de Sônia Gabriel. Quando vi essas fotos aqui, "viajei" para lá de novo! Se me permitir, estarei visitando esta "sua casa" como fonte de pesquisas para novas obras, posso? Parabéns pelo seu lindo trabalho e pelas lindas fotos postadas aqui. Abraço

    ResponderExcluir